• Yuri Ribeiro

Associação Brasileira de Estilistas anuncia mudança no calendário da moda

Setor da moda tem suas datas de lançamento e vendas ajustadas em virtude da pandemia

Foto: Agência Fotosite

As previsões de mudança em relação ao calendário da moda no Brasil no pós-pandemia foram confirmadas pela Associação Brasileira de Estilistas – ABEST. Em carta aberta, a organização anunciou novas datas para as movimentações do setor.

Para as vendas no atacado, o preview das coleções de verão, que seriam apresentadas agora em abril, passam a acontecer no fim do mês de junho. Já as coleções de inverno, antes em setembro, devem ter seu preview marcado para novembro. Vale lembrar que essas são as datas para eventos, showrooms e fechamento de pedidos, pois seguem a antecipação de um semestre do setor atacadista.

A ABEST esclareceu que a alteração do calendário aconteceu a partir de uma decisão conjunta da organização junto a sete, dos mais importantes, showrooms e pequenas feiras de São Paulo (Salão Casamoda, Contemporâneo Business, Feira TM, Maria Eugenia Showroom, Conceito +, Novo Showroom e Fashionroom, além do apoio do SPFW, InMod e FFW).

No documento a Associação Brasileira de Estilistas acrescenta que além do cenário de pandemia, a decisão também levou em consideração as discussões sobre a produção em ritmo de fast-fashion, em voga há certo tempo no setor.

“A chegada da Covid19 nos fez refletir sobre um assunto que há muito está na cabeça das marcas 100% brasileiras, autorais e pertencentes ao chamado slow fashion. Por que temos que seguir esse calendário, maluco das marcas de fast fashion? Porque depois de 15 dias o que está na arara ou na vitrine está velho e temos que expor e vender uma nova coleção? Nosso produto não é perecível nessa velocidade. Fazemos peças para durar, para serem usadas hoje, amanhã, no próximo ano e assim por diante. Por que as liquidações de inverno precisam acontecer quando inicia-se a estação, julho. As de verão quando os nossos termômetros estão acima dos 30 graus?”

Sendo assim, o calendário em 2020 segue no formato:

ATACADO:

– Verão: a partir da segunda quinzena de junho até do dia 10 de julho – Inverno: segunda quinzena de novembro

VAREJO:

– Liquidação inverno: agosto de 2020. – Liquidação verão: fevereiro de 2021.

Para 2021, a ABEST sugere:

ATACADO:

– Verão em maio. – Inverno em novembro.

VAREJO

As liquidações de varejo continuam sendo fevereiro e agosto.