• Yuri Ribeiro

Desafio Hauternatives: compartilhe a relação afetiva que você tem com uma peça de roupa

Essa é uma ação que compõe a Semana Fashion Revolution 2020 e que nos incentiva a repensar nosso comportamento de consumo.

Você tem uma relação de afeto com alguma peça de roupa? Qual a história dela? Fui convidado a participar do Desafio Hauternatives – Teresina, evento da programação da Semana Fashion Revolution 2020. E agora, convido a todos vocês a participarem dessa ação junto comigo.

Desde a tragédia do Rana Plaza, em 2013, o Fashion Revolution mobiliza a sociedade em prol de uma indústria da moda que respeite e valorize a natureza e a vida de todos que fazem parte da sua cadeia produtiva. Ao longo dessa semana, de 20 a 26 de abril, o movimento aborda os temas consumo, composição das roupas, condições de trabalho e ações coletivas através de uma programação de atividades virtuais.

O Desafio Hauternatives é uma dessas atividades. Ele nos incentiva a repensar nosso comportamento de consumo diante do sistema atual da moda. Quando temos uma relação afetiva com uma peça de roupa, isso faz com que ela não se torne descartável, reduzindo, portanto, a possibilidade de comprar e acumular itens desnecessários.

Para participar, escolha um tema (brechó, conserto fashion, slow fashion, upcycling, DIY..) e busque uma roupa que você ama. Publique a sua história de amor com ela utilizando as tags #fash_rev_brasil #fashrevpi. Com uma mensagem afetiva e engajada sua voz pode ajudar a mudar o mundo, uma roupa de cada vez.

A peça que eu escolhi é essa camisa de linho, pintada à mão e com um bordado de ipê amarelo, feita pela minha amiga Gilvana Lima sob medida para mim. Ela tem um significado especial porque foi feita especialmente para mim, reunindo arte e Piauí. Além disso, faz parte da trajetória da Gil como artista e designer, reunindo o que ela faz de melhor em uma peça só. Quando uma peça é feita sob encomenda, pensada para você, você cria um sentimento, um valor afetivo e por isso ela permaneça mais tempo no guarda-roupa. Essa camisa foi feita para durar e certamente vou levar comigo por bastante tempo.

E você? Tem uma história de amor com qual peça de roupa? Compartilhe!