• Yuri Ribeiro

Exposição fotográfica: Museu da Diversidade Sexual exibe trajetória da Parada LGBTQI+

A exposição fotográfica compõe a programação do #OrgulhoCulturaEmCasa disponível em plataformas digitais a partir deste domingo, 14 de junho

Foto: Joca Duarte – 18ª Parada LGBT de São Paulo 2014

Em alusão a 1ª Parada Virtual do Orgulho LGBTQI+ que ocorrerá neste domingo, 14/6, o Museu da Diversidade Sexual – MDS, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, irá exibir a exposição Com Muito Orgulho!, registro fotográfico que traça uma trajetória visual da Parada LGBTQI+ de São Paulo.

A iniciativa irá compor a programação do #OrgulhoCulturaEmCasa, atividades e conteúdos disponíveis na plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa (culturaemcasa.com.br) que reúne de forma gratuita o que há de melhor na programação cultural produzida por artistas e profissionais do setor.

O #OrgulhoCulturaEmCasa irá contemplar ainda a publicação do programa Memórias da Diversidade Sexual, com uma série de entrevistas colhidas em 2017 com ícones e grandes nomes da cena LGBT+ de São Paulo; exibição do vídeo-arte Duas Cartas para o Fim do Mundo (17h), com o casal Ricardo Corrêa e Davi Reis (Cia Artera de Teatro), que participarão de um bate papo em seguida; e show da cantora angolana Titica (21h30), musa trans e estrela-maior do estilo musical Kuduro.

Foto: Janaína Leão Parada LGBT de São Paulo 2017

Parceria com Google Arts & Culture

Para potencializar o alcance da mostra fotográfica Com Muito Orgulho!, o MDS firmou parceria com o Google que, através da plataforma Google Arts & Culture, irá hospedar a exposição que traz o acervo do Museu da Diversidade Sexual com registros de todas as edições da Parada LGBT+ que aconteceram em SP. Em 1997 tinha início uma das histórias mais incríveis da luta pelos direitos da população LGBTQI+: na Avenida Paulista, centro financeiro da cidade, acontecia a primeira Parada do Orgulho de São Paulo.

O Google Arts & Culture é uma plataforma que disponibiliza o acesso virtual a mais de 2000 museus, funcionando como uma porta para explorar a cultura, arte, história, maravilhas do mundo e patrimônios culturais de modo dinâmico e imersivo, desde às pinturas dos quartos de Van Gogh à cela de Mandela, passando por templos antigos, dinossauros, ferrovias indianas e a culinária do Japão. O aplicativo Google Arts & Culture é gratuito e está disponível na Web, no iOS e Android . Para acessar a mostra do Museu na plataforma, basta acessar esse link .

Toda a programação do #OrgulhoCulturaEmCasa compõe a celebração internacional em junho do mês do Orgulho LGBTQIA+.

Foto: Adriana De Maio – 21ª Parada do Orgulho LGBT

Foto: Adriana De Maio – 21ª Parada do Orgulho LGBT

#exposição #fotografia #LGBTQIA #orgulho