• Yuri Ribeiro

LED lança nova coleção em formato online com looks desenvolvidos a distância

Coleção "Afetiva" também conta com a colaboração de diversos artistas visuais e gráficos



A LED apresentou a coleção "Afetiva" no primeiro desfile online da marca. A produção é parte do projeto "Virtual Case", da produtora paulista Per.Ardua. O material foi gravado em São Paulo, com equipe e casting reduzidos, respeitando as normas de segurança e distanciamento social. "Fiquei muito feliz com o convite. A moda, como várias indústrias, precisa refletir sua produção. Diante da pandemia, o desfile digital é uma resposta possível para manter nossa forma de expressão viva", pontua Célio Dias, designer da LED.


Os 31 looks foram desenvolvidos a distância, durante a quarentena e carregam as reflexões do designer acerca do cenário atual. "Reduzi a produção e mergulhei na investigação de processos artesanais para manipular os tecidos. O isolamento também me conectou muito à minha infância no interior de Minas Gerais. Trouxe várias referências afetivas para os desenhos", revela Célio. O crochet, espinha-dorsal das coleções da LED nos últimos 3 anos, aparece com novas formas e amarrações. Tecidos naturais, como o algodão e o linho, passam por tingimentos naturais para alcançar novas tonalidades.



"Afetiva" também conta com a colaboração de diversos artistas visuais e gráficos. Zangada (Thereza Nardelli), que personalizou peças e estampas nas últimas duas coleções, é responsável pela estilização de um casaco produzido com tecido garimpado pelo estilista e que traz a palavra SAUDADE na estampa, um dos sentimentos mais presentes na vida do estilista durante esse período. Pedro Luis, artista que utiliza o bordado com plataforma, trabalhou em uma camisa e revisitou uma imersão artística sua e fundiu a uma das camisetas mais potentes da marca trazendo uma nova leitura para a estampa BICHA PWR. Paulo Marcelo Oz criou a estampa da t-shirt que amarra o discurso político da LED para a coleção. "A colaboração sempre foi um traço importante na nossa identidade. Apesar das restrições de contato, nos adequamos para manter a troca de ideias", conta Célio.



O projeto conta ainda com participação de diversos fotógrafos e stylists para a produção de conteúdos que serão lançados nas redes sociais da marca e nos canais de venda, como parte da campanha de divulgação da nova coleção.