• Yuri Ribeiro

Para conhecer: top model Valentina Sampaio, uma das vozes brasileiras da causa trans na moda

A modelo nascida em uma vila de pescadores no litoral do Ceará vem trilhando uma carreira brilhante estampando as principais publicações de moda do mundo.

Nascida em uma pequena vila de pescadores no litoral do Ceará, Valentina Sampaio (JOY Model) quebrou barreiras: a jovem deixou para trás a vida na pacata Aquiraz, para conquistar seu espaço no mercado da moda internacional.

Filha de um pescador e de uma professora, a modelo foi a primeira trans no mundo a estampar a capa da prestigiada Vogue Paris, e a primeira a se tornar estrela da grife de lingeries Victoria’s Secret – levando consigo a pauta da diversidade e dando voz à população transgênero.

Ao lado de Grazi Massafera, Taís Araújo e Juliana Paes, Valentina foi eleita embaixadora da L’Oréal, e fincou seu pé na moda estampando ainda capas de publicações nacionais como Vogue, Elle e L’Officiel.

O caminho não foi fácil: teve que lutar contra o preconceito com pessoas trans no Brasil – o país que mais mata esta população em todo o mundo.

Depois de conquista a moda, a bela ainda enveredou na atuação, contracenando com Vera Holtz, Eduardo Moscovis e Claudia Abreu no longa-metragem “Berenice Procura”, onde assumiu o papel de protagonista logo em seu debut.

Sempre com um sorriso no rosto, Valentina segue abrindo portas e conquistando espaço para a igualdade de gêneros.

#model #modelo #top #ValentinaSampaio