• Yuri Ribeiro

Pesquisa: Netflix é líder no ranking de engajamento nas redes sociais

Estudo da Socialbakers ainda inclui Caixa, Sadia, Casas Bahia e Riachuelo no top 5 das marcas com maior envolvimento com o público.



Estudo realizado pela Socialbakers, plataforma líder global em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, revela as marcas que conseguiram melhor interação com o público durante os meses de abril, maio e junho. Nos últimos levantamentos a página da Netflix surgia liderando no Brasil, no entanto, em decorrência da pandemia, no primeiro trimestre deste ano o engajamento nos posts do streaming deram lugar àqueles que refletiam a empatia do momento. Agora, a Netflix volta a liderar tanto no Facebook quanto no Instagram.


Na plataforma de imagens a marca registrou os três posts com maior engajamento. Apesar de liderar as duas redes sociais no Brasil, a Netflix aparece apenas em quarto lugar no ranking mundial.



Diferentemente da unanimidade ocorrida nos posts com mais interações do Instagram, no Facebook o top três foi composto por marcas diversas. A primeira publicação mais comentada na rede foi das Casas Bahia, seguida do DIA Supermercado e em terceiro lugar a Mirra Cosméticos.



No ranking geral de engajamento, a Netflix, que trabalhou algumas postagens especiais no início da quarentena, retomou a normalidade e bateu 3,1 milhões de interações somente nas três principais postagens no Instagram, sendo que o seu envolvimento total com o público foi de 40 milhões em apenas 140 publicações. Em seguida temos a Riachuelo, que conseguiu interagir 5 milhões de vezes com os seguidores em 189 posts. A terceira posição ficou com a Grão de Gente, com 4,6 milhões de interações em 823 conteúdos adicionados à rede.


No Facebook, temos a líder Netflix com 3,1 milhões de interações e a Caixa, provavelmente impulsionada pela liberação do auxílio emergencial, ocupa o segundo lugar com 2,7 milhões. Logo em seguida, aparece a Sadia com envolvimento de 2,4 milhões.


Abaixo, ranking das cinco marcas que mais engajaram no Facebook:


Netflix - 3.102.118 Caixa - 2.741.842 Sadia - 2.369.796 Casas Bahia - 2.159.717 Hotel Urbano Hurb - 2.013.166


E no Instagram:


Netflix Brasil - 40.143.437 Riachuelo - 5.083.473 Grão de Gente - 4.559.159 Hotel Urbano Hurb - 3.575.343 Salon Line - 3.346.135


Metodologia do relatório


Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.