• Yuri Ribeiro

Piauí na rota do alto design: cadeira Aguapé concorre ao Prêmio Casa Vogue Design

A peça concorre na categoria “mobiliário outdoor” e integra a coleção Janelas do Sertão, inspirada nas paisagens piauienses.



No Piauí de mentes criativas e olhares inquietos, faz-se também alto design. A Azzurra Móveis, empresa que está há 30 anos no mercado de mobiliário indoor e outdoor, coloca o estado mais uma vez na rota do design de excelência nacional. Ao lado de nomes como Jader Almeida e Sérgio Matos, Azzurra concorre, com sua cadeira Aguapé, ao Prêmio Casa Vogue Design 2020. A premiação acontece nesta segunda-feira (24), às 20h, com transmissão multiplataforma no site, Instagram, Facebook e Youtube da Casa Vogue.


A peça, que concorre a uma das mais prestigiadas premiações do design brasileiro na categoria “mobiliário outdoor”, é assinada pelo estúdio colaborativo paulistano Plataforma4 e faz parte da coleção Janelas do Sertão, inspirada nas paisagens piauienses. É leve e resistente; sua estrutura de alumínio com travamento inclinado e o trançado irregular feito com corda náutica proporcionam um visual descontraído, que remete à atmosfera das praias do Piauí. Uma leitura afetiva do nosso litoral.



“Quando pensamos a coleção Janelas do Sertão, que celebra os 30 anos da marca, reunimos um grande time de talentos nacionais e regionais, com a curadoria da Plataforma4 e inspiração no livro “Piauí — Sertão, Rio, Mar”, do fotógrafo Valdeci Ribeiro. Essa indicação coroa essa junção de sonhos, capacidade criativa e execução refinada”, afirma Elizabeth Mendonça, sócia-diretora da marca.


Marília Marinho e Daniele Marinho, diretoras de produção e comercial, falam da expectativa pelo anúncio dos vencedores. “Estar entre os grandes nomes do segmento em nível nacional nos faz refletir sobre a elevada qualidade da produção local e sobre como conseguimos nos inserir no mercado brasileiro apresentando um trabalho consistente e competente”, diz Marília. “Nós vivemos o design intensamente. Estamos muito honrados com a indicação e felizes por toda essa jornada”, acrescenta Daniele.



Transitando por paisagens das serras do sertão ao litoral, as peças de Janelas do Sertão têm traços leves e marcantes como as formas da natureza, e levam assinatura de grandes nomes do design nacional: Sérgio J. Matos, Plataforma4 (Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti e Rejane Carvalho Leite), Flávio Franco e Evangelina Guerra, sendo os dois últimos piauienses.


Prêmio


O Prêmio Casa Vogue Design seleciona peças que revelam particularidades do Brasil no traço, nos processos ou nos materiais, distribuídas em dez categorias. A escolha dos vencedores se dá por votação de júri especializado e voto popular, via internet. Estamos na torcida pelo Piauí que faz bonito Brasil afora!